Entre em contato através do (19) 3709-2020 ou falecom@bluevalet.com.br. A BlueValet é especializada em atendimento PREMIUM, em Campinas SP e grande parte do Estado de São Paulo.
   

Artigo: Quem está cuidando do meu carro ?
tags: flanelinha, guardador de carro, manobrista, valet, vallet, estacionamento

Com o aumento considerável na nossa frota nacional de veículos e a dificuldade dos nossos governantes em acompanhar esse aumento com a melhoria de nossas ruas e estradas, cada dia há um número maior de empresas, profissionais e pessoas oferecendo serviços e soluções para o escasso número de vagas em nossas cidades.

Mas quem são essas pessoas, essas empresas ? Procurei levantar alguns detalhes importantes sobre os serviços prestados por cada um, algumas dicas e cuidados para que você não alimente uma industria criminosa, não seja enganado e que possa deixar seu carro em um lugar com a consciência tranquila e buscá-lo intacto na volta.

Valet Campinas

 

ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS
tags: estacionamento, pátio, eventos, carro

É o local onde a pessoa chega com seu carro e estaciona, deixando o carro em um lugar muitas vezes coberto e seguro, com todo o suporte de uma empresa legalizada e com seguro contra roubo, furto, incêndio e colisões. O estacionamento legalizado sempre tem uma estrutura fácil de identificar, com caixa, sinalização nas vagas, ticket com informações completas de garantia e profissionais identificados.

DICA: De preferência para estacionamentos bem estabelecidos (empresas conhecidas), pois mesmo pagando um valor maior para deixar seu veículo, você estará amparado legalmente em caso de algum problema que ocorra com o carro. Deixando seu carro em estacionamentos, você também não fomenta o mercado de flanelinhas.

.

VALET PARKING
tags: valet, manobrista, manobra, vallet, evento

O que há de mais sofisticado na guarda de veículos e atendimento. Os manobristas são profissionais capacitados em operar os mais variados veículos, nacionais e importados.

O serviço do Valet é basicamente o de oferecer conforto e segurança para os convidados estacionar e entregar o veículo. Os convidados são recebidos na entrada do evento e recebem o carro no mesmo lugar na hora de ir embora, faça chuva ou faça sol.

O profissional de Valet geralmente usam uniforme padrão e estão com a aparência bem cuidada transparecendo seriedade e conhecimento do trabalho.

DICA: Geralmente confie no serviço de Valet oferecido em eventos corporativos e casamentos, são em sua maioria empresas com profissionais sérios, especializados e com um pátio apropriado para estacionar o carro.

Tome um cuidado maior com empresas de Valet de bares e casas noturnas, algumas não tem um lugar certo para estacionar o carro, deixando seu veículo em uma rua qualquer sem qualquer tipo de proteção.

 

ORIENTADOR DE PÁTIO
tags: orientador de pátio, estaionamento, orientar, carro

Profissional que é oferecido por empresas de Valet em eventos como Shows e Casamentos. São devidamente uniformizados e munidos com rádios comunicadores e lanternas para auxiliar os visitantes a estacionar com segurança nas vagas indicadas em um pátio interno.

DICA: Procure sempre seguir à risca as orientações desses profissionais, por conhecerem bem o pátio que estão trabalhando, eles sabem exatamente onde os carros deverão ficar para facilitar para todos na hora da retirada do veículo. Há motoristas que mesmo com a orientação desses profissionais estaciona aonde melhor lhe convém, não seja esse tipo de pessoa, respeite o trabalho do orientador.

 

FLANELINHA
tags: flanelinha, marginal, extorsão, carro, roubo

A pessoa do flanelinha geralmente está associada a atividade criminosa de extorsão e formação de quadrilha. Atuam em bandos e cobram antecipadamente para as pessoas estacionarem em via pública, geralmente valores entre R$ 10,00 a R$ 160,00, dependendo do local e evento.

Os flanelinhas não tem nenhum tipo de compromisso ou respeito com quem deixa o carro com eles, pelo contrário, se vangloriam entre os amigos dizendo quantas pessoas conseguem enganar por noite e do dinheiro fácil que Flanelinhaganham. Não se engane, os flanelinhas irão dizer para você estacionar seu carro em pontos proibidos (ficando você sujeito a multa e guincho), em terrenos abandonados e por fim, irão cobrar de você antecipadamente e ir embora assim que estacionarem o maior número de carros possível. Provavelmente a hora que você for buscar seu carro o flanelinha que te "atendeu" já vai estar em casa dormindo ou em algum bar bebendo com o seu dinheiro.

DICA: Nunca, isso mesmo, nunca deixe seu carro com um flanelinha. Pague o dobro para deixar seu carro em um estacionamento, já vi casos de flanelinhas que ligam para outros marginais para furtar os carros que eles mesmo dizem estar cuidando.

Ser abordado por um flanelinha na chegada de qualquer evento é começar o passeio com o pé esquerdo. Gírias, gestos exagerados e atitude de bandido, você realmente tem coragem de dar seu dinheiro para esse tipo de pessoa?

Irei repetir novamente, NUNCA deixe seu carro com essas pessoas, marginais que ainda tem a cara de pau de dizer que estão trabalhando.

 

GUARDADOR DE CARRO
tags: guardador, carro, estacionar, cuidar

O guardador é uma pessoa física que trabalha geralmente no mesmo ponto, tem um comportamento mais discreto e geralmente se torna conhecido dos frequentadores do local. Ele não exige um valor do dono do carro, auxilia na hora de chegada e saída do carro e agradece caso a pessoa tenha algum valor para deixar como gratificação pelo serviço prestado.

DICA: No geral você pode confiar no guardador, mesmo que ele não vá proteger seu carro em caso de assalto, a simples presença dele durante todo o período de estadia do seu veículo na rua inibe a maior parte dos riscos que seu carro está sujeito estacionado na rua, como furtos e atos de vandalismo. O guardador é eficaz como medida preventiva, na maior parte do tempo.

 

CONCLUSÃO

Não há uma fórmula mágica para garantir que seu veículo esteja sempre em boas mãos, mas estar atento ao básico e evitar flanelinhas a todo custo funciona na maioria das vezes.

Lembrem-se, não há um único flanelinha que realmente seja um profissional sério, pois não há no país um único lugar em que cobrar para estacionar em via pública não seja CRIME.

Paulo Alberto
Gerente de Operações - BlueValet Campinas SP
www.bluevalet.com.br

E-mail: falecom@bluevalet.com.br